Notícias CAPES/SESI: Capacitação de professores será em EaD
Educação

CAPES/SESI: Capacitação de professores será em EaD

Publicado: Quinta, 09 Abril 2020 16:55 , Última Atualização: Sexta, 24 Abril 2020 12:12

A parceria entre a CAPES e o SESI/RS para a capacitação de 450 professores da educação básica será a distância por causa da COVID-19.

WhatsApp Image 2020 04 06 at 18.44.23

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) está se adequando à nova rotina por causa da COVID-19. Uma parceria com o SESI do Rio Grande do Sul (SESI/RS) para a formação de 450 professores e gestores da rede de ensino da região que inicialmente seria semipresencial, ocorrerá totalmente na modalidade de educação a distância (EaD) a partir de agora.

Além das turmas com 170 professores que já estavam em andamento, serão abertas mais 280 vagas. As inscrições podem ser feitas nas redes municipais de ensino pelo endereço: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. As aulas começam no próximo dia 13 e seguem até a segunda quinzena de maio. “A Diretoria de Educação a Distância não está medindo esforços para minimizar o impacto da paralisação devido à pandemia. Diversas ações para a capacitação EaD estão sendo feitas em todo o país”, disse Carlos Estevam Rezende, coordenador de Programas, Cursos e Formação em EaD da CAPES.

O processo de seleção será realizado pelo SESI/RS e levará em consideração aqueles profissionais que trabalham em escolas de municípios que não atingiram as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

imagem.jpeg 2

O Programa
Iniciada em 2018, a parceria entre a CAPES e o SESI/RS foi estabelecida para melhorar a qualidade do ensino médio da região. O curso é composto por quatro módulos: Culturas juvenis, Projetos interdisciplinares, Tecnologia na sala de aula e Gestão escolar. Danielle Rockenbach, coordenadora da Gerência de Educação do SESI/RS, explica que “a abordagem tem o foco voltado para a compreensão das dinâmicas que acontecem na sala de aula e da necessidade de nos alinharmos à Base Nacional Comum Curricular”.

Um dos objetivos do projeto é fazer com que o professor do ensino médio descubra a melhor forma de relação e interação com seus jovens alunos e atraia seu interesse, a fim de melhorar a frequência e o índice de aprovação. O SESI/RS utiliza nesses processos de aprendizagem a experiência de outras parcerias internacionais, como o conhecimento compartilhado em tecnologia com a Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e de gestão escolar, com o British Council, em Londres, na Inglaterra.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu