Notícias CAPES prorroga cadastro para distribuição de bolsas
Pós-graduação

CAPES prorroga cadastro para distribuição de bolsas

Publicado: Sexta, 27 Março 2020 13:30 , Última Atualização: Sexta, 27 Março 2020 13:30

A pedido do Foprop, o prazo para cadastramento no SCBA foi estendido até a próxima segunda-feira

O Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) estará aberto para as instituições de ensino superior (IES) até às 23h59 da próxima segunda-feira, 30. O prazo para o cadastro se encerraria nesta sexta-feira, 27, mas foi prorrogado a pedido do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop).

Responsável pela gestão das bolsas da CAPES, o SCBA foi criado em 2012 e é integrado à Plataforma Sucupira. Os coordenadores dos programas de pós-graduação são responsáveis por cadastrar os beneficiários no sistema. Só após este trâmite as bolsas são implementadas e pagas.

É pelo SCBA que a CAPES gere as bolsas concedidas por meio dos Programas de Demanda Social (DS) de Excelência Acadêmica (PROEX), de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP) e de Instituições Comunitárias de Ensino Superior (PROSUC).

O SCBA tem passado por melhorias para facilitar a gestão e o controle das informações de todos os bolsistas dos programas de fomento no País. Gustavo Portella, coordenador-geral de Sistemas da Diretoria de Tecnologia da Informação da CAPES, destacou a flexibilidade do SCBA, tanto para servir às necessidades das diretorias da CAPES quanto pela sua “capacidade de se adaptar para atender ao Modelo de Distribuição de Bolsas e estar pronto para fazer o pagamento seguindo o calendário previsto, com total segurança”.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu