Notícias CAPES prorroga prazos para capacitação no Canadá
Educação básica

CAPES prorroga prazos para capacitação no Canadá

Publicado: Terça, 24 Março 2020 12:04 , Última Atualização: Quarta, 25 Março 2020 17:02

Além de prorrogar prazos, a CAPES adotou outras medidas para preservar a saúde dos participantes de programas internacionais, devido ao COVID-19

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) publicou nesta terça-feira, 24, a prorrogação dos prazos do edital nº 31/2019, que trata do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá. A medida se dá em virtude dos últimos acontecimentos em torno do COVID-19, para preservar a saúde dos participantes de programas internacionais.

O programa estava em processo de seleção de 102 vagas para curso de oito semanas, com aulas de inglês básico e módulos temáticos que abordam a aprendizagem centrada no aluno e a gestão de sala de aula. A iniciativa é uma parceria com o Colleges and Institutes Canada (CICan) e pretende formar professores que sejam multiplicadores das metodologias que conhecerão no exterior.

A análise do mérito das propostas passou para 31 de julho, o resultado preliminar e os recursos foram estendidos até 03 e 13 de agosto, e a divulgação do resultado final foi prorrogada para 02 de setembro. O início das atividades no Canadá está previsto para janeiro de 2021.

Irlanda
A CAPES também apoiou os participantes do Programa de Desenvolvimento de Profissionais da Educação Básica na Irlanda, que estavam fora do país. Dos 18 bolsistas, oito optaram por voltar.

Lorena Damasceno, coordenadora-geral de Formação de Docentes da Educação Básica, disse que a CAPES “adotou todas as medidas para que os professores conseguissem voltar ao Brasil antes do fechamento dos aeroportos na Europa e que recebessem as bolsas normalmente”.

O curso de capacitação continuará em formato remoto para todos os participantes, até junho.

O Programa, previsto no edital nº 02/2019, promove a capacitação de até 30 profissionais que atuam na direção, coordenação ou supervisão pedagógica das escolas de educação básica.

O curso de especialização em educação, tem duração de doze meses, no Mary Immaculate College, em Limerick, na Irlanda.

EUA
O Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI) teve o cronograma suspenso. Uma parceria entre a CAPES e a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Comissão Fulbright), ele estava na etapa de realização dos testes de proficiência em língua inglesa. Por meio do edital nº 30/2019, são disponibilizadas até 486 vagas para curso intensivo de seis semanas em universidades norte-americanas.

“Informamos, ainda, que o cronograma de implementação das bolsas está suspenso, mas não cancelado. Todos os candidatos que já realizaram o TOEFL ITP nos últimos dias terão suas notas devidamente validadas para a seleção. Os testes (para quem não fez) serão remarcados e todos os candidatos notificados por e-mail sobre um novo cronograma de aplicações. Nenhum candidato será prejudicado por esta decisão”, diz a nota conjunta da CAPES com a Comissão Fulbright.

Os professores selecionados em ambos os programas têm direito à passagem aérea, ajuda de custo, seguro-saúde, deslocamento, material didático e alojamento.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu