Notícias Termina hoje cadastro para programas de formação de professores
Educação Básica

Termina hoje cadastro para programas de formação de professores

Publicado: Quinta, 19 Março 2020 09:29 , Última Atualização: Quarta, 27 Mai 2020 19:29

As instituições de ensino superior têm até hoje, 19, para se cadastrarem nos Programas que oferecem mais de 60 mil vagas para formação de professores da educação básica

Esta quinta-feira, 19, é o último dia para que as instituições de ensino superior (IES) interessadas nos programas Residência Pedagógica e Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) solicitem acesso ao Sistema de Inscrição da CAPES (Sicapes).

Geridos pelos editais nº 1/2020 e nº 2/2020, respectivamente, os programas vão oferecer mais de 60 mil vagas para a formação de professores da educação básica. As oportunidades serão para até 250 IES, com duração de até 18 meses, sendo um mínimo de 60% delas voltadas para as áreas consideradas prioritárias: Alfabetização, Biologia, Ciências, Física, Língua Portuguesa, Matemática e Química.

Além da solicitação, o período será considerado para que remetam a portaria de nomeação do pró-reitor responsável pelos programas, finalizem os projetos em aberto ou alterem os concluídos. Ao final do prazo, os conteúdos incompletos serão eliminados do processo de seleção.

Programas
O Residência Pedagógica é uma das ações da CAPES que integra a Política Nacional de Formação de Professores, por meio da vivência prática dos formandos dentro da sala de aula, na segunda metade do curso de Licenciatura. Já o PIBID permite experiência semelhante aos alunos, mas, na primeira parte do curso.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu