Notícias CAPES apresenta ações anuais em fórum da SBPC
2020

CAPES apresenta ações anuais em fórum da SBPC

Publicado: Quarta, 11 Março 2020 18:16 , Última Atualização: Quarta, 11 Março 2020 18:16

IMG 20200311 104607

Benedito Aguiar, presidente da CAPES, participou nesta quarta-feira, 11, da reunião do Fórum Permanente de Associações Científicas Afiliadas à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). No encontro, liderado por Ildeu Moreira, presidente da SBPC, foram discutidas ações para a área de ciência, tecnologia e inovação no país.

Entre os assuntos mais destacados por Benedito Aguiar estão o modelo de concessão de bolsas e o Plano Nacional de Pós-Graduação, que encerra o decênio este ano. Para Aguiar, é preciso rever as áreas de avaliação similares. "Vamos revisar a quantidade de áreas de avaliação. Precisamos reconfigurar e torná-las mais efetivas", destacou o presidente.

IMG 20200311 115645

A manutenção dos pesquisadores no país foi outro tema abordado durante a fala do presidente da CAPES. "Nos preocupa muito a evasão de cérebros do Brasil. Formamos ótimos pesquisadores e precisamos mantê-los aqui, ajudando no desenvolvimento do país", afirmou.

Ao todo, 73 instituições afiliadas à SBPC participaram do encontro. Além da CAPES, estiveram presentes no Fórum João Luiz Azevedo, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e André Luiz de Godoy, diretor administrativo da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu