Notícias Benedito Aguiar apresenta aos Colégios os desafios da CAPES
Pós-graduação

Benedito Aguiar apresenta aos Colégios os desafios da CAPES

Publicado: Segunda, 02 Março 2020 14:33 , Última Atualização: Sexta, 06 Março 2020 14:51

 G9A8076

Benedito Aguiar, presidente da CAPES, falou pela primeira vez aos três Colégios de Avaliação que reúnem as 49 áreas do Conhecimento. O encontro aconteceu no auditório da Coordenação nesta segunda-feira, 02, e contou com a presença de Sônia Báo, diretora de Avaliação.

Na ocasião, Aguiar pontuou os principais desafios que quer enfrentar durante a sua gestão, com o apoio da comunidade acadêmica. Ele falou da importância da CAPES na formação de recursos humanos e no fomento às pesquisas cujo foco seja a solução dos problemas nacionais, além da inovação. A ideia é tornar o Brasil um país mais competitivo por meio do conhecimento de alto nível. “Nós formamos pessoas para a academia. Temos que pensar além disso, para o mercado de trabalho. Os grandes problemas nacionais precisam da universidade brasileira, que tem um potencial enorme que não tem sido aproveitado ao longo dos anos”.

 G9A8250

O presidente da CAPES ressaltou o lançamento de um modelo de distribuição de bolsas no país baseado no mérito, considerando uma avaliação criteriosa e definida, como a multidimensional, que será implementada no próximo quadriênio. Quanto maior a nota do curso de pós-graduação considerado estratégico, assim como o seu desempenho, maior será a oferta de bolsas. Critérios para diminuir as assimetrias regionais, como o Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios (IDHM), serão valorizados. “Aqueles cursos sediados em regiões mais carentes terão um reforço no número de bolsas”, finalizou Aguiar.

02/03/2020 - Benedito Aguiar apresenta aos Colégios os desafios da CAPES - Fotos: Naiara Demarco - CCS/CAPES

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu