Notícias Bolsista ganha Prêmio Shell de educação científica
Bolsista em destaque

Bolsista ganha Prêmio Shell de educação científica

Publicado: Quinta, 02 Janeiro 2020 10:37 , Última Atualização: Sexta, 28 Fevereiro 2020 10:26

02012019 bolsista ganha premio shell

Licenciatura plena e bacharel em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Pâmela Almeida possui mestrado pelo Programa de Pós-graduação Profissional em Química em Rede Nacional (ProfQui) pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Recentemente, a bolsista ganhou o primeiro lugar no Prêmio Shell de educação científica, que gratifica professores que estimulam o interesse científico em sala de aula.

Fale um pouco sobre o seu trabalho.

O projeto de pesquisa foi realizado durante o mestrado ProfQui, com fomento da CAPES. Além da dissertação, foi produzido um produto educacional para auxiliar professores que queiram aplicar o projeto em suas escolas.

O objetivo geral foi: investigar como um planejamento didático proposto a partir da metodologia da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP), com a temática leite materno, contribui para o Ensino de Química, favorecendo os avanços na alfabetização científica de alunos do 3º ano do Ensino Médio.

02012020 placa da bolsista premio shell

Como se deu o interesse em trabalhar com o assunto?

A temática é de extrema importância para que a sociedade entenda os benefícios do aleitamento materno para a criança, a mulher e a humanidade, contribuindo em qualidade de vida para todos, em especial para as adolescentes. Trabalhar com a temática gera uma conscientização sobre o leite materno e um planejamento familiar.

Quais são os principais pontos da sua pesquisa?

A pesquisa permitiu debates, experiências em laboratório e visita a um banco de leite humano que alinhavam o conhecimento científico à importância do aleitamento materno, de forma a discutir medidas públicas para fomentá-lo. Debater sobre leis que influenciam no índice do aleitamento materno, foi de extrema importância para o desenvolvimento de cidadãos conscientes. Além disso, foi importante trazer uma reflexão sobre o papel da escola como instituição que deve atuar na sociedade e descentralizar a mulher como atuante principal nesta temática, envolvendo o homem, a família e a sociedade desta tarefa.

Qual a importância do seu trabalho para a realidade brasileira? E no âmbito internacional?

Promover o conhecimento sobre o leite materno na Educação Básica pode ser uma ferramenta para aumentar o índice de aleitamento materno de forma exclusiva até o sexto mês e concomitante a outros alimentos até os dois anos ou mais na população brasileira, especialmente em classes sociais de baixa renda.
Além de promover o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos relacionados à Química da Vida permitindo uma nova perspectiva de ensinar macromoléculas, suas funções no organismo e suas relações com a área da saúde física e cognitiva.

02012020 premio shell trofeu

Qual foi a sensação de saber que o seu projeto ganhou o primeiro lugar no Prêmio Shell?

Foi esplendido, o reconhecimento de um projeto feito com muita dedicação, porém com muitos desafios. No dia 11 de janeiro, os ganhadores irão a uma viajem educativa para Londres, para conhecer o modelo educacional, novas metodologias de ensino e trocar experiências com outros professores.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu