Notícias Professor Visitante no Exterior e CAPES-Purdue: confira os resultados
Bolsas no exterior

Professor Visitante no Exterior e CAPES-Purdue: confira os resultados

Publicado: Sexta, 13 Dezembro 2019 12:38 , Última Atualização: Sexta, 13 Dezembro 2019 12:38

A CAPES divulgou nesta sexta-feira, 13, o resultado de dois editais de cooperação internacional. O edital nº 17 de 2019 traz o resultado preliminar do primeiro processo seletivo do Programa CAPES/Purdue de Doutorado em Agricultura. A segunda publicação traz o resultado final do edital nº 1 de 2019, sobre o Programa Professor Visitante no Exterior. “As duas seleções reforçam a atuação da CAPES de incentivar o desenvolvimento de áreas estratégicas para o país”, afirma Mauro Rabelo, diretor de Relações Internacionais.

Purdue
Seis pesquisadores foram selecionados para participar do processo seletivo interno de doutorado pleno da Universidade de Purdue. O acordo da CAPES com a instituição, reconhecida por sua excelência na área de agricultura, abrange onze departamentos. As bolsas têm duração de até cinco anos e são financiadas tanto pela Coordenação quanto pela universidade americana.

O programa estimula a formação de líderes que possam contribuir significativamente para a pesquisa no Brasil e no mundo. Entre os objetivos estão a ampliação do acesso de pesquisadores brasileiros a centros internacionais de excelência, a ampliação do nível de colaboração e o aumento do número de publicações conjuntas entre pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior.

Confira o resultado preliminar do edital CAPES/Purdue aqui.

Professor Visitante no Exterior
Foram selecionados 111 doutores brasileiros para participar de pesquisas em instituições internacionais e consolidar ou iniciar redes trabalho conjuntas. O edital abrange as 49 áreas do conhecimento
O programa oferece bolsa no exterior para a realização de estudos avançados após o doutorado e é destinado a pesquisadores ou docentes que possuem vínculo empregatício com instituição brasileira de ensino ou pesquisa. A duração das bolsas varia de quatro a doze meses.

São duas modalidades de bolsas: sênior, para professores e pesquisadores com mais de dez anos de doutoramento; e júnior, direcionada aos profissionais que tenham obtido a titulação de doutorado há menos dez anos.

Confira o resultado final do edital Professor Visitante no Exterior aqui.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu