Notícias CAPES participa do 1º Encontro Internacional da EADPLP
Educação a Distância

CAPES participa do 1º Encontro Internacional da EADPLP

Publicado: Segunda, 25 Novembro 2019 17:55 , Última Atualização: Segunda, 25 Novembro 2019 17:55

25112019 Lenuzza EADPLP Lisboa 1

A CAPES participou do 1º Encontro Internacional organizado pela Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa (EADPLP), na sede da Universidade Aberta, em Lisboa, Portugal. O evento reúne temas centrais debatidos nos Seminários online que a Associação promoveu ao longo de 2019.

Carlos Lenuzza, diretor de Educação a Distância da CAPES, falou sobre o uso da educação a distância (EaD) na formação de professores, abordando os ‘Desafios para a Docência Online’, tema discutido no primeiro seminário, promovido pela Coordenação, em maio deste ano, que teve mais de sete mil intervenções e quase dois mil participantes.

Lenuzza frisou que este encontro é uma grande iniciativa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), da qual o Brasil é associado por meio do Itamaraty. Ele vê nessa oportunidade da EAD uma “grande forma de colaborar”, em especial na formação de professores, "além de elevar a cultura, a educação, a tecnologia e a ciência nesses países”. O diretor destacou a relação do Brasil com a Universidade Aberta de Portugal, pela qual são criados programas que melhoram a qualificação e, até mesmo, a formação inicial dos nossos professores.

‘Inovação Pedagógica na Educação Online’, sob orientação da Universidade de Cabo Verde, e ‘Qualidade e Regulação na Educação Online’, com a direção da Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique, foram outros assuntos debatidos nos painéis do evento, seguindo o discutido nos seminários anteriores.

EADPLP

A CAPES integra o Conselho Administrativo da Organização, fundada em maio de 2018, na qual representa o Brasil. A Associação reúne universidades da Comunidade dos Países Lusófonos, assim como outras instituições de ensino superior ou entidades da sociedade civil nela filiadas, que tenham como missão a prática da educação a distância.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu