Notícias CAPES promove encontro que discute Ciência Aberta
Dados Abertos

CAPES promove encontro que discute Ciência Aberta

Publicado: Quarta, 13 Novembro 2019 17:14 , Última Atualização: Quinta, 14 Novembro 2019 15:19


O 2° Encontro CAPES de Ciência Aberta: direitos de propriedade intelectual e políticas institucionais aconteceu nesta quarta-feira, 13, na sede da coordenação. Anderson Correia, presidente, participou da abertura do evento ao lado de Otávio Neves, diretor de Transparência e Controle Social da Controladoria Geral da União, e Juliana Fortaleza, pesquisadora e coordenadora de Execução do Compromisso n° 3 para a Parceria Governo Aberto.

IMG 1278

Anderson Correia ressaltou o incentivo da Coordenação para a Ciência Aberta "é importante para que a sociedade, que investe em todo esse conhecimento, tenha acesso às produções, possa usá-las em pesquisas futuras, em transferência para a indústria e para toda sociedade. E que o jornalismo possa ter acesso ao que é feito dentro das universidades e institutos de pesquisa com financiamento da CAPES e de diversos órgãos de fomento".

A programação do evento é composta por três mesas de debate: O que é Ciência Aberta e qual o papel das agências de fomento diante deste fenômeno, Aspectos que impactam na formulação de políticas institucionais de Ciência Aberta e Acesso Aberto e Ciência Aberta.

Em 2018, o primeiro encontro pautou a discussão sobre a pesquisa via repositórios digitais. A ação faz parte do compromisso firmado junto à parceria Governo Aberto, lançada em 2011 pela Controladoria Geral da União. O Brasil é um dos oito países cofundadores da iniciativa. Hoje, 79 governos nacionais subscrevem a Declaração de Governo Aberto e desenvolvem planos de ação com a participação pública, como parte do ideal de governo aberto.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

 

Compartilhe o que você leu